quarta-feira

Neemias I

Se você ja se encontrou em difíceis situações e se sentiu impotente para enfrentar o desafio , poderá  se indentificar com este homem. Neemias lutou contra críticas, contra a falta de motivação, de esperança e de vontade.
A experiencia que podemos tirar dos relatos biblicos de sua historia pode nos trazer ( com grande estudo) inspiração e visão.
Vamos estudar um pouco destes relatos?






Capítulo um



Em 586 a.C. Jerusalém encontrou-se conquistada por babilônicos.  Dominada, a cidade havia ficado em ruínas.

Neemias não vivia em Jerusalém e sim na cidade de Susã. Ele soube através de um de seus irmãos os novos acontecimentos: Quem não foi levado pelos inimigos acham em grande miséria e desprezo; os muros da capital foram derrubados e as suas portas foram queimadas.

A bíblia diz que quando soube da notícia, Neemias entrou em profunda tristeza, ele também chorou e lamentou, mas também descobrimos que por todo o tempo ele esteve orando e jejuando. Em breve Deus atenderia as orações dele.

Capítulo dois

O significado do nome Neemias é  consolado por Deus.



Neemias trabalhava para o rei como copeiro e sempre o servia com alegria.Mas diante desses acontecimentos ele estava trabalhando tristemente e o seu rei percebeu uma diferença  em seu rosto, então resolveu perguntar:

- Por que  está triste? se não for por doença só pode ser por dor no coração.

-Viva o rei para sempre! Meu senhor, como eu não estaria triste se a cidade de meu povo foi dominada, destruída e zombada por inimigos?

- O que você quer?

- Se for de teu agrado, peço que me envie a Judá (região de Jerusalém) para que eu a reedifique.

O rei, então, permitiu que Neemias fosse a Judá. Neemias também pediu cartas de autorização aos povos que ali habitavam para que ele pudesse passar sem problemas. Neemias foi enviado a missão de reconstituir a cidade, mas não foi só, pois Deus estava com ele e permitiu que ta,bém fosse enviados oficiais do exercito e cavaleiros.

Capítulo três



Chegando a cidade ele a observou por três dias, pois não podia falar a todos para que estava ali, pois a cidade estava conquistada e, portanto, havia milhares de inimigos e espiões. Mas na noite do terceiro dia ele disse a todos quanto podia: 

-Vejam a miséria da cidade! Vamos reedifica-la! 
- Conte conosco ,disseram quem ali escutava.

Houve, ainda, um horonita e um amonita que zombavam das palavras ditas por Neemias, pois eles não queriam de jeito nenhum a reconstrução da cidade, porque os inimigo de Jerusalém eram seus aliados. Mas estes dois não impedirião os planos de Deus.

Capítulo quatro



 E para começar, um dos sacerdotes se dispôs a refazer um dos portões da cidade, o das ovelhas. E depois deste vieram outros para trabalhar na obra e cada um fazia o que lhe era devido o mais proximo possível de sa casa, pois Neemias era um líder atencioso e demonstrava isso fazendo com que cada um trabalhasse não se sentindo longe de seu "aconhego".










3 comentários:

  1. Neemias foi um grande Profeta e Intercessor pelo seu povo.

    ResponderExcluir
  2. Neemias foi um grande governador,guiado e capacitado por Deus....por issos temos que fazer a diferença nas nossas casas,igrejas e ate msm nas nossas cidades

    ResponderExcluir
  3. Enquanto você não descobrir um propósito que impulsione sua visa, tudo o que você está fazendo é existir!!!

    Neemias tinha um propósito na sua vida reeconstruir os muros de Jerusalem, buscou a DEUS e DEUS lhe deu toda a capacidade para tal feitura!!!p0odemos aprender muito com a vida de Neemias!!!

    ResponderExcluir

Veja tambem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...