segunda-feira

Algumas informaçoes sobre o Livro de Apocalipse

Apocalipse significa revelação.



Autor


O autor se identifica como João(1.1, 4, 9 e também em 22.8).Era bem conhecido entra as igrejas da Ásia Menor. Ja no século II d.C., Justino Martir, Irineu e outros identificaram o autor como sendo o apóstolo João.No entanto, no século III, Dionísio , bispo de Alexandria, comparou o estilo e os temas de apocalipse com o evangelho de João e concluiu que os dois  detem ter tido autores diferentes.Apesar desta opinião, é provável que o apóstolo João seja o autor.Apocalipse enfatiza que a sua mensagem e conteúdo são derivados, em última análise, de Jesus Cristo e Deus pai. O livro possui plena autoridade divina(22.18-19).

Data e ocasião


Apocalipse foi escrito durante uma época de perseguição, provavelmente perto do final do reino do imperador romano Nero(54-68 d.C.)ou durante o reino de Dominiciano(81-96 d.C) A maior parte dos estudiososconcorda com uma data em torno de  95 d.C.

O livro é dirigido a sete igrjas da Ásia Menor, uma área que, atualmente, é parte da Turquia ocidental.Cada igreja recebe repreensões e encorajamentos de acordo com sua condeção. Houve  muita perseguição sobre alguns cristãos  e haveria mais pela frente . Oficiais romanos tentariam forçar os cristãos a adorar ao imperador. Ensinamento heréticos e fervor decrescente tentariam aos cristãos  para que se envolvessem com a sociedade pagã.O livro assegura aos cristãos que Cristo conhece suas condições  e que ele chama  para permanecerem firmes contra todas as tentações .A vitória dos cristãos ja foi assegurada pelo sangeu do cordeiro. Cristo virá em breve para derrotar  Satanás e todos os seus agentes, e o povo de Cristo desfrutaá da paz eterna em sua presença.

Caracterísitcas e temas

O tema prícipal do livro é o reinado de Deus sobre a história.Ele a trará a um clímax triunfante em Cristo.No centro estão as visões de Desus.Deus demostra a sua majestade , autoridade e justiça  como o Soberano e Juíz do universo.Estas vicôes centrais  ja preveêm  a conseumação da história , quando a glória de Deus encherá todas as coisas. Elementos detalhasos nas visões  expandem  estas verdades e devem ser vistas como parte de uma visão mais ampla. Apocalipse é, assim, um livro de imagens, uma apresentação dramática  para equipar os cristãos  para que tenham uma visão da história centralizada em Deus. Não é um livro de quebra-cabeças para servir de fonte para cálculos misteriosos.

Feito baseado nos estudos da Bíblia de Genebra.

Um comentário:

Veja tambem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...